Condomínio Edifício Montreal - Avenida Ipiranga - Centro Histórico de São Paulo, São Paulo - SP, Brasil
Primeira obra de Oscar Niemeyer em São Paulo (SP), o Edifício Montreal é um prédio residencial no centro da cidade. Projetado em 1950, buscava atender à demanda gerada pelo processo de intensa verticalização das áreas mais centrais. A divisão dos apartamentos, estruturados como quitinetes, pretendia atrair pessoas que morariam sozinhas ou casais recém-chegados à cidade em busca das oportunidades geradas em um período de grande crescimento econômico.
A variação plástica da fachada é determinada pelas restrições existentes à época e pela localização do edifício, na confluência de duas vias. A fachada da avenida Ipiranga, por exemplo, é revestida por lâminas de alumínio, enquanto a face voltada para a avenida Cásper Líbero possui lâminas de cor amarelo-cádmio. Usado para proteger os apartamentos do sol, o brise horizontal também seria utilizado no Copan, o prédio de Niemeyer mais conhecido da capital paulista.
Além da arquitetura, a arte também está presente no hall de entrada do Edifício Montreal, no primeiro subsolo, em três grandes painéis com mosaicos executados por Di Cavalcanti.