Arquitetura

Edifício Montreal

Condomínio Edifício Montreal - Avenida Ipiranga - Centro Histórico de São Paulo, São Paulo - SP, Brasil

A primeira obra de Niemeyer em São Paulo foi projetada em 1950. O arquiteto usa aqui o brise horizontal para proteção do sol, que seria utilizado no Copan, seu prédio mais conhecido na cidade.

O Edifício Montreal é um edifício residencial localizado no centro da cidade de São Paulo, entre a Avenida Ipiranga e a Avenida Cásper Líbero (antiga Rua Conceição).

O Montreal , como os demais edifícios encomendados pelo Banco Nacional Imobiliário, buscava atender a demanda gerada pelo processo de intensa verticalização das áreas mais centrais da cidade. A divisão dos apartamentos, estruturados como quitinetes, pretendia atrair moradores sozinhos ou casais chegados à cidade em busca das oportunidades geradas nesse período de grande crescimento econômico.

A área total construída do edifício é de 41.600 m². Destaca-se a variação plástica de sua fachada, determinada pelas restrições existentes à época e pela localização do edifício, na confluência de duas vias. A fachada da avenida Ipiranga é revestido por lâminas de alumínio, enquanto que a face voltada para a Avenida Cásper Líbero possui lâminas de cor amarelo-cádmio. No hall de entrada, localizado no primeiro subsolo, há três grandes painéis com mosaicos executados por Di Cavalcanti.

Artista

Oscar Niemeyer

Estilo

Moderno

Dimensão

Área: 41.600 m²

Largura:

Altura:

Data

Criação: 1954

Loading...