R. Sampaio Marquês - Pajuçara, Maceió - AL, Brasil
Pinturas de diversos artistas nos muros de Jaraguá, Alagoas. O projeto de ocupação artística dos muros existentes no corredor urbano liga os bairros de Jaraguá e Pajuçara, em Maceió. O espaço reúne trabalhos de talentosos artistas visuais, abordando diversos aspectos da cultura popular, que contou com a curadoria da artista visual Marta Arruda, que também é coordenadora da Associação Alagoas Presente.
A primeira versão do projeto teve início há 15 anos, com uma ação coletiva sobre o tema Arte na Rua. Em 2008, uma segunda edição abordou o tema Cultura Afrobrasileira e contou com a apoio da Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC).
A última intervenção artística nos muros, realizada em outubro de 2013, abordou a temática Cultura Popular e contou com a participação dos artistas Persivaldo Figueroa, Achiles Escobar, Rosivaldo Reis, Levy Paz, Mirna Maracajá, Sandra Neves, Emerson Magalhães, Adriana Jardim, Pedro Lucena, Herbert Loureiro, Edmilson Oliveira e Izael Gomes.
Guerreiros multicoloridos, rodopiar de saias de baianas e negas da Costa, segredos sob o véu do Mané do Rosário, explosão de cores e ditos populares na la ursa e até o som dos pífanos parecem brotar em meio a uma das principais vias urbanas de Maceió. O corredor viário que liga os dois bairros constitui a única galeria a céu aberto da cidade, um verdadeiro presente para moradores e visitantes. A ação da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) está afinada com a política cultural do município que, dentre outras metas, visa democratizar o acesso à arte e à
cultura, educando e sensibilizando o olhar da sociedade para as artes visuais e, ao mesmo tempo, eternizando as tradições populares do Estado.