Matriz de Santo Antônio

Aleijadinho

R. Padre Toledo, 2 - Centro, Tiradentes - MG, 36325-000, Brasil

A Matriz de Santo Antônio teve a sua construção iniciada em 1710, no lugar de uma pequena capela bandeirante. Considerada a segunda igreja mais rica em ouro do Brasil, é uma das obras-primas da arquitetura barroca em Minas Gerais.

A igreja foi construída sobre uma colina com grande aterro na parte fronteira.  Sua fachada, com duas torres bem desenhadas foi executada em taipa, tijolos e argamassa, inclusive os ornatos rococó. O projeto é de autoria de Aleijadinho.

Em seu adro pode ser visto um relógio do sol feito em pedra-sabão. Em uma das torres há outro relógio, este comprado em Portugal no ano de 1788.

Os altares possuem rica ornamentação, assim como a capela-mor. Toda ela remete ao mais rico barroco mineiro, com várias representações de símbolos eucarísticos e cenas do Antigo Testamento.

O interior de igreja guarda seis altares laterais e o altar-mor.

A talha da capela-mor é, sem dúvida, um dos melhores exemplares de talha barroca no Brasil e representa uma exceção no desenvolvimento da arte da talha em Minas Gerais, pelo seu tamanho e por suas formas inusitadas. O primeiro altar à direita de quem entra é dedicado a Nossa Senhora do Terço, o segundo a Nosso Senhor dos Passos e o terceiro dedicado a São Miguel Arcanjo. No primeiro altar do lado esquerdo existe uma imagem de Nossa Senhora da Piedade, com Cristo nos braços. O segundo é dedicado à descida do Senhor da Cruz e o terceiro dedicado à Imaculada Conceição.

O forro da nave da igreja, de autor desconhecido, tem dezoito quadros com símbolos bíblicos cercados de folhagens e grotescos em ouro. O assoalho da Matriz foi feito em óleo bálsamo em campas numeradas de 01 a 116. Nestas sepulturas estão enterradas pessoas de todas as classes sociais, desde nobres até escravos.

É famosa a prataria da igreja, principalmente as sete lâmpadas e os tocheiros do altar-mor. As sacristias possuem imagens com os Passos de Cristo.

Um dos principais destaques da igreja é o órgão. No ano de 1786 a Irmandade do Santíssimo Sacramento, encomendou um órgão novo em Portugal, para substituir um pequeno órgão existente no coro da Matriz.  A parte mecânica chegou ao Brasil em agosto de 1788.

Está localizado junto ao coro em base piramidal, com pinturas decorativas em vermelho e azul. Na base, a figura do rei Davi surge tocando harpa, com uma citação em latim do Salmo 150, 4: “Louvai-O com timbales e danças; louvai-O com cordas e órgão”, na tradução.

Fontes: Baseado no Atlas dos Monumentos Históricos e Artísticos de Minas Gerais. Circuito do Ouro. Campos das Vertentes, vol. 2 (Fundação João Pinheiro), 1981, e Guia dos Bens Tombados.

Artista

Aleijadinho

Data

Criação: 1710

Nenhum vídeo nesta obra

Nenhum link nesta obra
Loading...