Memorial da Resistência de São Paulo

Memorial da Resistência de São Paulo - Largo General Osório - Santa Ifigênia, São Paulo - SP, Brasil

Antigo prédio do DEOPS, durante a Ditadura Militar (1964-1985), hoje se encontra o Memorial da Resistência de SP. Um espaço reservado para preservar a memória e diferentes manifestações de resistência à repressão política no Brasil.

Criado em 2009, o antigo DEOPS – Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo, ao lado da Estação da Luz, no centro da cidade, era o órgão para onde eram levados os presos políticos da Ditadura. A ideia do Memorial da Resistência de SP é provocar reflexão sobre cidadania e direitos humanos, além e preservar a história da Ditadura no país e suas vítimas.

Até 2008 foi conhecido sob o nome de Museu da Liberdade, mas sob os cuidados do Espaço Pinacoteca que investiu no lugar em 2004 para criar mais um lugar mais interativo e museológico na região. No primeiro de maio de 2008 seu nome mudava para Memorial da Resistência, com as aplicações para uma mudança no local que relembrasse mais a época de tortura, como uma homenagem sensível.

A sua localização, no Largo General Osorio, fica atrás dos trilhos do trem que percorrem a Estação Júlio PrestesEstação da Luz e adiante.

Eclético

Área: 1543.30 m²