Arquitetura

Mercado Municipal de São Paulo

Mercado Municipal de São Paulo - Rua Cantareira - Centro Histórico de São Paulo, São Paulo - SP, Brasil

Mercado Municipal Paulistano, também conhecido simplesmente como Mercadão, está localizado no centro histórico de São Paulo, capital do estado homônimo brasileiro, entre as ruas Cantareira, Comendador Assad Abdalla e as avenidas Mercúrio e do Estado, sobre uma área próxima ao rio Tamanduateí, no bairro Mercado, antiga Várzea do Carmo sendo um importante mercado público da cidade.

Foi projetado pelo engenheiro Felisberto Ranzini, que também é responsável pelo Teatro Municipal e pela Pinacoteca, e inaugurado em 25 de janeiro de 1933, tendo mais de oito décadas de história, (também aniversário da cidade de São Paulo) para ser um entreposto comercial de atacado e varejo, especializado na comercialização de frutas, verduras, cereais, carnes, temperos e outros produtos alimentícios. Porém, sua primeira função foi a de armazém de pólvora e munições.

Um importante prédio histórico e arquitetônico da cidade, o Mercado Municipal também se destaca hoje como polo cultural e turístico. O edifício passou por restauro em 2004, que incluiu a construção de um mezanino para abrigar restaurantes.

O Mercado Municipal segue o modelo utilizado pelo Mercado Central de Berlim – um prédio coberto e dotado de torreões laterais. A influência germânica se manifesta também na planta modulada do edifício, que foi executada na Alemanha, tendo Ranzini se dedicado à composição dos alçados. O edifício paulistano apresenta uma construção de estrutura de concreto e alvenaria de tijolos. O prédio de estilo neoclássico com tempero gótico impressiona pela beleza dos 55 vitrais, que mostram vários aspectos da produção de alimentos. Os vitrais são de autoria do artista alemão Conrado Sorgenicht Filho – famoso pelo trabalho realizado na Catedral da Sé e em outras 300 igrejas brasileiras – e mostram vários aspectos da produção de alimentos. A iluminação natural é garantida pelas claraboias a fim de encher o espaço do mercado de cores vivas.

Artista

Francisco de Paula Ramos de Azevedo

Estilo

Eclético

Dimensão

Área: 12.600 m

Largura:

Altura:

Data

Criação: 1928

Término: 1933

Loading...