Murais da Biblioteca do Congresso

Candido Portinari

Biblioteca do Congresso, Independence Avenue Southeast, Washington, D.C., Distrito de Columbia, EUA

Em 1940, o artista brasileiro Candido Portinari recebeu uma carta do diretor da Biblioteca do Congresso (Libary of Congress), em Washington, D.C., nos Estados Unidos, convidando-o para pintar murais da Fundação Hispânica. Tratava-se do poeta Archibald MacLeish, grande admirador das obras do pintor paulista.

Em junho de 1941, Portinari embarcou com a família para Washington, onde iniciou os trabalhos na Biblioteca do Congresso. Os painéis trazem temas da história do Brasil. São eles: Descobrimento (3,16 m x 3,16 m), Desbravamento da mata (3,16 m x 4,31 m), Catequese (4,94 m x 4,63 m) e Descoberta do Ouro (4,94 m x 4,63 m).

Candido Portinari

modernismo