Mural “O Largo da Ordem”

Poty Lazarotto

Tv. Nestor de Castro, 132 - Centro, Curitiba - PR, Brasil

Segundo o site da Prefeitura de Curitiba: O painel apresenta a Curitiba da época em que os imigrantes vinham, em carroças, vender produtos no Largo da Ordem. Há registros de que ele, quando criança, acompanhava sua avó nesta tarefa. Na obra são representados a carroça, uma colona, pinheiros (presença constante em suas obras) e a Igreja da Ordem.

O muralista curitibano do século XIX, Poty Lazarotto, espalhou sua arte por diversas cidades do Brasil e do exterior, incluindo murais em Portugal, na França e na Alemanha. Em agosto de 2014, algumas de suas obras foram tombadas pelo Conselho Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (CEPHA) e reconhecidas como Patrimônio Cultural do Paraná. As obras, com este reconhecimentos, são as localizadas em áreas públicas, como os painéis do Palácio Iguaçu e do Teatro Guaíra.

Suas obras também podem ser vistas em diversos locais públicos de Curitiba, como os painéis do pórtico do Teatro Guaíra, no saguão do Aeroporto Afonso Pena, na Praça 29 de Março , na Praça 19 de Dezembro (como essa do Monumento ao Primeiro Centenário do Paraná) e na Torre da Telepar.

Poty Lazarotto

azulejo