Museu Afro Brasil - Avenida Pedro Álvares Cabral - Vila Mariana, São Paulo - SP, Brasil
O Museu Afro Brasil é uma instituição pública subordinada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo que aborda aspectos relacionados às artes, história, cultura e memória al ricanas e afro-brasileiras.
Localizado no Pavilhão Manoel da Nóbrega (originalmente Palácio das Nações), o Museu Afro Brasil ocupa um edifício de mais de 11 mil m² dentro do principal parque de São Paulo, o Parque do Ibirapuera. O Pavilhão Manoel da Nóbrega foi concebido por Oscar Niemeyer, calculado por Joaquim Cardozo e inaugurado em 1954, junto ao parque, na ocasião da celebração dos 400 anos da cidade de São Paulo. Dividido em três pavimentos, o prédio já acomodou importantes órgãos públicos e ações culturais, como a Prefeitura do Município de São Paulo, a Segunda Edição da Bienal de São Paulo e a Pinacoteca do Estado.
Desde 2004, contudo, abriga o Museu Afro Brasil, sendo que, em 2006, o Pavilhão sofreu processo de tombamento pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, (IPHAN), tornando-se patrimônio cultural brasileiro, junto a todo complexo arquitetônico do Parque do Ibirapuera. Com um acervo de mais de 8 mil obras, o Museu Afro Brasil tem como missão promover o reconhecimento, a valorização e a preservação do patrimônio cultural brasileiro, africano e afro-brasileiro e sua presença na cultura nacional. A exposição de longa duração do Museu Afro Brasil está dividida em seis núcleos temáticos: “África- diversidade e Permanência”, “Trabalho e escravidão”, “As religiões afro-brasileiras”, “O Sagrado e o profano”, “História e memória” e “Artes plásticas: a mão afro-brasileira”. Buscando registrar, preservar e argumentar sobre a identidade brasileira a partir do olhar e da experiência do negro, o Museu Afro Brasil entrelaça História, Memória, Cultura e Contemporaneidade.
Também compõem o museu a Biblioteca Carolina Maria de Jesus, cujo acervo conta com mais de 15.000 itens relacionados aos temas da instituição (livros, revistas, cartazes e periódicos), e o Auditório Ruth de Souza.