Museu da Diversidade Sexual

Museu da Diversidade Sexual do Estado de S. Paulo (MDS) - Rua do Arouche - República, São Paulo - SP, Brasil

Museu da Diversidade Sexual foi criado em 2012, pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, com o intuito de difundir a cultura da população LGBT no Brasil. O museu conta com exposições temporárias e itinerantes, que percorrem outras cidades do Estado de São Paulo. As exposições são compostas por imagens, fotos, objetos e videos, feitos por pessoas LGBT, que encontram dificuldade de expor sua arte em outros locais.

De acordo com seu documento de criação, o MDS ou Centro de Cultura, Memória e Estudos da Diversidade Sexual do Estado de São Paulo tem as seguintes atribuições: Garantir a preservação do patrimônio cultural da comunidade LGBT brasileira, através da coleta, organização e disponibilização pública de referenciais materiais e imateriais.

Assim, entendendo seu papel importante e transformador da cultura brasileira, a missão deste espaço governamental é preservar o patrimônio sócio, político e cultural da comunidade LGBT do Brasil por meio da pesquisa, salvaguarda e comunicação de referências materiais e imateriais, com vistas à valorização e visibilidade da diversidade sexual, contribuindo para a educação e promoção da cidadania plena e de uma cultura em direitos humanos.  Seu acervo está localizado no Metrô República.

 

Em 2014, a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo criou uma concorrência no PROAC para transferir o museu para a Residência de Franco de Melo, localizada na Avenida Paulista, a partir do Concurso de Apoio a Projetos para Restauração de Imóveis Tombados pelo Condephaat. O projeto contempla área para o acervo, administrativo, café, teatro e espaço para eventos. O imóvel se encontra em condições de desgaste, sem o investimento necessário para sua manutenção, por isso o projeto precisou de revisão do escritório Hereñu + Ferroni Arquitetos, empresa que ganhou a concorrência. O imóvel se encontra em litígio na justiça pelo tombamento do imóvel impossibilitou a implantação do museu neste endereço. Atualmente, o imóvel ainda continua como residência particular e a Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo promove um abaixo assinado para que a Prefeitura de São Paulo dê continuidade neste projeto.

Loading...