Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP)

José Carlos de Figueiredo Ferraz

Lina Bo Bardi

Paulista Avenue, 1578 - Bela Vista, São Paulo, 01310-200, Brazil

O bloco suspenso no meio da avenida Paulista causa espanto. O vão livre do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) concebido pelo engenheiro José Carlos de Figueiredo Ferraz tem 70 metros, considerado na época o maior do mundo.

A estrutura abre um caminho no meio da calçada, transformando a área abaixo do museu em uma praça e preservando a visão para o centro da cidade. Mas o museu não é somente a estrutura suspensa. Existem pisos no subsolo. Por causa do terreno inclinado, esta estrutura não é totalmente subterrânea e possui janelas para a Avenida 9 de Julho. Inaugurado em 1968, é considerado a obra prima da arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi e um dos maiores símbolos da cidade de São Paulo.

O MASP possui a mais importante e abrangente coleção de arte ocidental da América Latina e de todo o hemisfério sul. O acervo é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e possui uma das maiores bibliotecas especializadas em arte do país.

José Carlos de Figueiredo Ferraz

Lina Bo Bardi