Museu de Arte Sacra de São Paulo

frei Galvão

Museu de Arte Sacra de São Paulo - Avenida Tiradentes - Luz, São Paulo - SP, Brasil

O Museu de Arte Sacra de São Paulo, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, é uma das mais importantes  instituições do gênero no país. O museu é fruto de um convênio celebrado entre o Governo do Estado e a Mitra Arquidiocesana de São Paulo, em  28 de outubro de 1969, e sua instalação data de 29 de junho de 1970. Desde então, o Museu de Arte Sacra de São Paulo passou a ocupar a ala esquerda térrea do Mosteiro de Nossa Se nhora da Imaculada Conceição da Luz e a antiga Casa do Capelão, localizadas na Avenida Tiradentes, no coração de São Paulo.

Os primeiros registros datam de 1583, que tratam da existência de uma antiga ermida nos Campos do Guarepe, atual Avenida Tiradentes. Em 1603, foi transferida para esta capela a imagem de Nossa Senhora da Luz, que deu origem ao nome do bairro: Luz. Em 1774, o franciscano Frei Antônio de Sant‘Anna Galvão obteve autorização para fundar, neste terreno, o Recolhimento da Imaculada Conceição da Luz. A nova construção acompanhou Frei Galvão até sua morte, em  1822, quando foi assumida pelo arquiteto Frei Lucas da Purificação.

O Mosteiro da Luz é um dos mais importantes monumentos da arquitetura colonial paulista, construído em taipa de pilão, raro exemplar remanescente na cidade. Ainda hoje, abriga a Ordem das Irmãs Concepcionistas, que  vivem  em clausura . Foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e  Artístico Nacional,  em 1943, e pelo Conselho  de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico  do Estado de São Paulo,  em 1979, e desde 1970, abriga o Museu de Arte Sacra de São Paulo.

A coleção inicial do museu foi organizada por Dom Duarte Leopoldo e Silva, o primeiro arcebispo de São Paulo, no início do século XX. Atualmente, são mais de 18 mil peças no acervo, remanescentes dos séculos XVI a XX. Entre vasta coleção de artistas anônimos — característica própria da arte sacra — o museu possui obras de nomes reconhecidos, como Frei Agostinho da Piedade, Frei Agostinho de Jesus, Antonio Francisco de Lisboa, o ”Aleijadinho”, Benedito Calixto de jesus, Anita Malfatti e Victor Brecheret. Destacam-se também as coleções de prataria e ourivesaria, lampadários, mobiliários, retábulos, altares, vestimentas, livros litúrgicos e numismática ( moedas e medalhas) .

O Museu de Arte Sacra de São Paulo também detém a guarda de importantes obras estrangeiras. Destas, ressalta-se o Presépio Napolitano, um raríssimo exemplar do século XVIII, formado por um conjunto de cerca de 1600 peças. No presépio estão representadas diversas profissões urbanas, pastores, homens do campo, objetos e móveis, que resumem a vida cotidiana em uma aldeia napolitana setecentista.

Seu acervo bibliográfico encontra-se reunido na Biblioteca José Mindlin que funciona no prédio anexo onde se desenvolvem as atividades técnicas da instituição. É composto por cerca de 6.306 publicações voltadas à História de São Paulo e do Brasil e Arte em geral. IncIui também obras raras, produzidas no Brasil e no exterior compostas por exemplares de obras religiosas, missais, breviários, ficção, tratados e livros históricos dos séculos XVII a XX, dentre as quais se destaca a primeira edição dos Sermões de Padre Anchieta.

O Museu de Arte Sacra oferece ao público um verdadeiro experimento das histórias da arte e do próprio país.