Museu do Futebol - Praça Charles Miler - Pacaembu, São Paulo - SP, Brasil
Equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo instalado sob as arquibancadas do Estádio do Pacaembu, o Museu do Futebol ocupa uma área de 6.900 metros quadrados em toda a extensão da praça esportiva — um edifício monumental em art-decó, inaugurado em 1940 dentro de um projeto que previa usos múltiplos para prática de esportes, lazer e cultura.
Inaugurado em 2008, foi o segundo museu do Brasil a utilizar uma nova forma de trabalhar com patrimônio imaterial: assim como o Museu da Língua Portuguesa, o Museu do Futebol é um museu-experiência, que estimula o visitante através da imersão multissensorial em ambientes interativos e acervo composto, principalmente, de elementos audiovisuais.
O projeto do Estádio do Pacaembu é dos arquitetos Ricardo Severo e Arnaldo Dummont Villares, do Escritório Técnico Ramos de Azevedo. Já as instalações do Museu foram projetadas pelo arquiteto Mauro Munhoz de forma a evidenciar o avesso das arquibancadas. Durante todo o trajeto pelo Museu do Futebol, os visitantes podem ver com clareza as estruturas que sustentam o estádio. Um dos exemplos mais marcantes está na Sala Exaltação, instalada com a abertura de uma passagem antes inexistente para o ponto em que a curva da arquibancada Oeste encontra o morro que a sustenta: sob esse espaço, foi construída a Sala Exaltação, que faz uma homenagem às torcidas brasileiras.
A exposição principal, distribuída em 15 salas temáticas, narra de forma Iúdica e interativa como o f utebol chegou ao Brasil e se tornou parte da nossa história e nossa cultura.
É um museu aberto ao convívio de todos os públicos, amantes ou não do esporte mais popular do planeta. O atendimento ao visitante é prioridade nas ações educativas do Museu, que também concebe e desenvolve exposições temporárias e itinerantes, além de diversificada programação cultural.
O Museu é totalmente acessível ao público de pessoas com deficiência e estrangeiros, dispondo de recursos variados, tanto de acessibilidade física (escadas rolantes, elevadores, piso podotátil, cadeira de rodas) quanto de acessibilidade comunicacional (audioguias em inglês, espanhol e para cegos, maquetes táteis, materiais sensoriais etc).
Em 2013, inaugurou o Centro de Referência do Futebol Brasileiro, que possui a primeira biblioteca pública especializada em futebol no país, com mais de 3 mil títulos nacionais e estrangeiros.