O Dragão Azul-Celeste, Tigre Branco, Pássaro Vermelho e Tartaruga Negra vivem em minério de ferro

Zhang Huan

Praça da Liberdade, 2 - Savassi, Belo Horizonte - Minas Gerais, 30140-010, Brazil

O artista chinês Zhang Huan, que possui uma produção altamente surreal e variada, surgiu com algo surpreendente para essa mostra: uma urna ancestral chinesa de proporções gigantescas a ser instalada em plena Praça da Liberdade. Na China, existe uma tradição milenar de se construir urnas em vida, onde são depositados os bens afetivos de uma pessoa quando ela morre. Esses bens serão enterrados junto ao seu corpo, para que acompanhem, em sua última viagem, a pessoa que os guardou com tanto afeto. Essa urna gigante será feita de minério de ferro, maior riqueza do subsolo de Belo Horizonte. O público poderá entrar na urna e vivenciar a dimensão dessa escala de casa para a viagem de uma vida a outra.

TEXTO DO ARTISTA
O Dragão Azul-Celeste, o Tigre Branco, o Pássaro Vermelho (a Fênix) e a Tartaruga Negra (geralmente combinada com uma serpente) são quatro criaturas ou deuses mitológicos das constelações chinesas.

Do nascimento à senilidade, de doença e morte à reencarnação, a vida é composta de carmas variadas, sendo a urna, ou caixão, a casa para qual a humanidade retorna em fim.

Esta obra se inspira na urna budista de relíquias na tradicional cultura funerária chinesa. A estrutura física vem do minério de ferro brasileiro e o espírito, do Budismo oriental. Na porta semiaberta, um atendente aguarda seu mestre para desejá-lo uma vida feliz no mundo futuro.

Que os deuses abençoem e protejam os cidadãos do Brasil. Por favor, fique à vontade: o atendente na porta semiaberta cuidaria do primeiro presidente civil pós-regime, Sr. Tancredo Neves.

Artista

Zhang Huan

Estilo

Moderno

Dimensão

Área: Extensão/length: 8.68 m (28.48 ft); largura/width: 4.09 m (13.42 ft); altura/height: 5.56 m (18.24 ft)

Largura:

Altura:

Data

Criação: 2013

Loading...