Arquitetura

Parque Ibirapuera

Rua do Ibirapuera - Moema, São Paulo, 04094-000, Brazil

O Ibirapuera foi inaugurado em 1954, nas comemorações dos 400 anos da cidade. Projetado três anos antes, o parque conta com uma marquise de desenho suave ligando todos os edifícios. Ao todo, são cinco construções de Niemeyer no local, além da própria marquise. Dentro da Oca existem três estrelas de cinco pontas que se sobrepõem. Este mesmo formato em semicírculo do prédio foi adotado no Congresso Nacional em Brasília. O Auditório foi o último a ser inaugurado, em 2004. A parede traseira do prédio pode ser aberta, possibilitando que os shows possam ser vistos não só da plateia, mas também do gramado do parque. Na entrada deste prédio é possível ver uma obra de Tomie Ohtake.

O Parque Ibirapuera é um parque urbano na cidade de São Paulo, Brasil.

Entre as avenidas Pedro Álvares Cabral, República do Líbano e IV Centenário, o Parque Ibirapuera é um parque tombado e patrimônio histórico de São Paulo. O parque como um todo é tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo.

No parque há diversos atrativos para o público desde passeios culturais e educativos como caminhadas monitoradas, atividades de birdwatching, possuindo esculturas, museus e monumentos históricos além dos jardins e paisagens repletas de flores e árvores. Por sua riqueza verde, esportiva e cultural, em 2015 foi elencado por um colunista do jornal britânico The Guardian, como um dos “melhores parques do planeta” junto a parques como o Buttes-Chaumont de Paris, o Boboli de Florença, a High Line de Nova Iorque, o Hampstead Heath de Londres e o Parque Güell de Barcelona.

Aberto todos os dias das 5h às 0h

Artista

Oscar Niemeyer

Estilo

Moderno

Dimensão

Área: 130 hectares

Largura:

Altura:

Data

Criação: 1954

Loading...