Av. Marginal Tietê, 28 - Jaguará, São Paulo - SP, 02675-031, Brasil
O artista Eduardo Srur afirma sobre sua instalação: “Serei o primeiro paulistano a pescar no rio Pinheiros no século 21.”
Desde 24 de agosto, a intervenção urbana Pintado navega sobre as águas poluídas do rio Pinheiros em diversos pontos da paisagem paulistana e resgata um pouco das cores e formas perdidas deste lugar antes da contaminação absoluta.
A obra consiste na representação plástica de um peixe de água doce nativo da região com mais de 30 metros de comprimento que fica instalado sobre uma plataforma de flutuação. A obra inflável se desloca numa extensão de 18 quilômetros cruzando pontes e viadutos da metrópole sobre o esgoto a céu aberto. A noite, o Pintado fica iluminado por energia solar ao lado da ciclovia do rio.
Srur concebe ainda a mostra visual Peixaria, no 2º andar da estação de trem Pinheiros da CPTM. A instalação é composta por balcões de peixaria com esculturas feitas com lixo que remetem a espécies de peixe. A obra conta com a presença diária de educadores que promovem oficinas gratuitas e interativas direcionadas para o público espontâneo, que poderá desenvolver objetos com variados materiais.
Para o artista, o conceito da exposição é evidente e visa provocar a sociedade para um movimento de recuperação do rio Pinheiros e sua bacia hidrográfica.
“Se a sociedade é incapaz de cuidar do rio Pinheiros, o Pintado nos lembrará que a arte é um caminho possível. O artista não dá o peixe, ele ensina a pescar.”