Biblioteca Mário de Andrade

Biblioteca Mário de Andrade - Rua da Consolação - República, São Paulo - SP, Brasil

A criação da Biblioteca ocorreu em 1926, mas é durante o Estado Novo e no contexto de criação do Departamento de Cultura de São Paulo, comandado por Mário de Andrade, que este novo e imponente edifício é planejado e sua obra executada – entre 1938 e 1942. O grupo de modernistas da vanguarda da “Semana de 22” – Mario de Andrade, Rubens Borba de Moraes, Paulo Duarte, Alcântara Machado, Sérgio Milliet entre outros – ambicionavam uma política cultural para o país, irradiando de São Paulo.

O novo edifício, também configura a nova política de ocupação da cidade, que previa a expansão urbana para além do triângulo do Centro Velho, constituindo o Centro “Novo”, numa cidade com características de metrópole e pensada para o automóvel particular. Trata-se de edifício projetado por Jacques Pillon, contratado para executar um novo prédio para a já exígua Biblioteca Municipal, que ocupava um modesto edifício na Rua Sete de Abril. Dois quesitos fundamentais foram atendidos no projeto: a construção de um grande edifício capaz de suportar acréscimos de documentos, abrigar áreas de serviços técnicos e atendimento ao público e ainda contar com espaços para abrigar atividades ligadas à cultura como exposições, palestras, concertos etc.

A composição geral do edifício articula volumes assimétricos e a opção plástica é feita com elementos sóbrios de linguagem geométrica que caracteriza as obras públicas da década de 1940 na cidade de São Paulo, essencialmente vinculadas à administração do Prefeito Prestes Maia: elementos como linhas retas, segmentos curvos, caixilhos de ferro e vidro, revestimento de massa raspada.

Quanto à Praça D. José Gaspar, localizada atrás da edificação, proporciona um “respiro” que foi obtido através de demolições e desapropriações feitas com esta finalidade por ocasião da implantação do edifício. Da mesma época são o alargamento da Av. São Luis, a abertura da rua Marconi e a construção de grande parte dos edifícios destas vias e da rua Xavier de Toledo.

 

Fonte: CONDEPHAAT

Loading...