Arquitetura

Theatro Municipal de São Paulo

Theatro Municipal de São Paulo - Praça Ramos De Azevedo - República, São Paulo - SP, Brasil

O Theatro Municipal de São Paulo é um dos mais importantes teatros do Brasil e um dos cartões postais da cidade de São Paulo. Localizado no centro da cidade, na Praça Ramos de Azevedo, foi inaugurado em 1911 para atender ao desejo da elite paulista da época, que queria que a cidade estivesse à altura dos grandes centros culturais.

Seu estilo arquitetônico é semelhante ao dos mais importantes teatros do mundo e foi inspirado na Ópera de Paris. O edifício faz parte do Patrimônio Histórico do estado desde 1981 quando foi tombado pelo Condephaat. Além de sua importância arquitetônica, o teatro também possui notabilidade histórica, pois foi palco da Semana de Arte Moderna, o marco inicial do Modernismo no Brasil.

É considerado um dos palcos de maior respeito do Brasil e apresenta uma das maiores e melhores produções líricas do país.

Desde 2011 o Theatro Municipal passou a ter mais autonomia administrativa e artística da Secretaria Municipal de Cultura, sendo administrado então pela Fundação Theatro Municipal de São Paulo. No ano seguinte passou a contar com um anexo: a Praça das Artes, um conjunto arquitetônico que abriga seus corpos artísticos e funciona como uma extensão de suas atividades, sendo sede também da Sala do Conservatório, da Escola de Dança de São Paulo e da Escola Municipal de Música de São Paulo.

De 11 a 18 de fevereiro de 1922, o Theatro Municipal sediou um evento modernista que veio a ser conhecido como a Semana de Arte Moderna. Durante os sete dias de evento, ocorreu uma exposição modernista e nas noites dos dias 13, 15 e 17 de fevereiro aconteceram apresentações de música, poesia e palestras sobre a modernidade no país e no mundo.

As obras de restauração finalizadas em 2011 modernizaram o edifício do teatro e o palco foi equipado com modernos mecanismos cênicos. O problema de falta de salas de ensaio, estrutura e espaço físico nos bastidores foi parcialmente resolvido em 2012 com a inauguração da Praça das Artes, complexo cultural que passou a funcionar como um anexo do teatro e palco para diversos eventos culturais.

Artista

Cláudio Rossi

Domiciano Rossi

Francisco de Paula Ramos de Azevedo

Estilo

Eclético

neoclassico

Data

Criação: 1903

Término: 1911

Loading...