Fiesp - Federação das Indústrias do Estado de São Paulo - Avenida Paulista - Cerqueira César, São Paulo - SP, Brasil
Coisa Lida foi um projeto para o SP Urban Digital Festival foi pensado de forma que os parâmetros pudessem ser alterados pelo próprio contexto ao redor: o trânsito da avenida paulista ou o ruído captado no ambiente do evento (mirante), determinando o processamento e o entendimento das frases em tempo real.
A proposta comenta a própria condição que a viabiliza, fazendo uso da tecnologia sem enfatizar apenas o aspecto técnico. Assim, a conexão com o tema Digital Afterimage se dá menos por processos tecnicistas e mais pelas inúmeras possibilidades de reverberação das frases junto ao público. O uso de palavras/frases e imagens simples busca uma consonância com as limitações de resolução dos painéis mas sintetiza também o que interessa em termos de linguagem:
A sucessão de palavras é pontuada por frames de imagens, criando uma leitura subliminar e fugitiva, em frases que versam sobre o que escapa à visão – seja pelo movimento, pela escala ou pela leitura apressada de cada um. O que permanece é uma negociação, uma oscilação que revela o processamento das imagens em nossas retinas e memórias, um embate entre o que falta (o que escapa) e o que fica retido.
Fonte: Site do Artista